Alterações Hormonais na Gestação

 
A gestação constitui um período da vida da mulher de grande atividade hormonal. A produção dos hormônios existentes adapta-se à nova fase e outros hormônios, específicos da gravidez, passam a ser produzidos.
 
O primeiro trimestre você começa a sentir as modificações no organismo causadas pelo aumento drástico da progesterona e estrogênio.
 
progesterona é responsável pela manutenção da gestação no primeiro trimestre. Com a elevação desse hormônio há um aumento do fluxo sanguíneo para o útero, criando um ambiente favorável para o embrião. Além dessa função a progesterona também acarreta mudanças no cérebro e corpo da mulher. Ocorre um relaxamento muscular e consequentemente uma diminuição na atividade motora fina (fica mais difícil colocar a linha no orifício da agulha), agindo como um potente sedativo. A progesterona é responsável pela fadiga que as mulheres grávidas sentem, alterações de humor, esquecimento ocasional e obstipação intestinal. Ao longo da gestação o cérebro adquire tolerância aos altos níveis do hormônio.
 
Já o estradiol é fundamental para a formação do cérebro do bebê. Esse hormônio promove o crescimento e desenvolvimento dos neurônios. Outra função constitui a dilatação dos vasos sanguíneos aumentando o aporte de nutrientes para o feto. Na mãe, o estradiol causa maior estado de alerta, maior clareza de idéias e sensibiliza os sentidos do olfato e paladar.
 
A gonadotrofina coriônica humana (HCG) encontra-se elevada no primeiro trimestre da gestação. A sua função consiste em manter o corpo lúteo (corpo formado por uma deposição de lipídio no folículo do qual saiu o ovócito secundário para a ovulação), o qual produz progesterona e estrógeno. Um efeito desagradável provocado pelo HCG é o enjôo matinal. A boa notícia é que a partir da 12ª semana esse sintoma é amenizado.
 
A aldosterona, hormônio responsável pela retenção de líquidos, também encontra-se aumentada na gestação. Durante o período gestacional o volume de sangue no corpo da mulher aumenta 50%, para transportar melhor os nutrientes e manter as necessidades crescentes da gestação. O efeito colateral da aldosterona é o edema principalmente nas mãos e pés.
 
O cortisol , o velho conhecido hormônio do estresse, eleva-se a partir da 20ª semana. Mas ao contrário da sua fama, um aumento do cortisol é benéfico nesse período, aumentando as forças e energia no corpo da futura mãe, além de preparar o bebê para o parto.
 
Durante a gestação também ocorrem modificações importante na concentração de outros hormônios. A insulina, responsável pela entrada de açúcar na célula, encontra-se aumentada para proporcionar maior aporte nutricional para o bebê. A elevação desse hormônio pode predispor a diabetes gestacional, portanto é mandatório que a mulher se alimente na medida certa – procure seu médico. Outro hormônio fundamental para o bom desenvolvimento do feto constitui o hormônio tireoidiano. O seu médico sempre deve pedir exames de perfil da tireóide.
 
A gestação é um período de mudanças e realizações. Entender sobre as alterações que ocorrem no seu corpo é fundamental para aproveitar melhor cada momento de gerar uma nova vida. Procure sempre o seu médico e boa sorte!
 

Bookmark and Share


ARTIGOS

Restrição de Tempo e Ingestão Calórica

 Tudo que você acreditava ser certo pode mudar. Este grupo de pesquisadores do Salk Institute for Biological Studies na Califórnia p

ver todas DICAS

Fertilidade e Consumo de Soja

 Mulheres que estão tentando engravidar e tem preocupação com o contato com o bisfenol A (BPA), a ingestão de soja

CADASTRE-SE

Cadastre-se no site para receber em seu e-mail algumas dicas, artigos e informações interessantes para mater uma vida mais saudável e equilibrada.
Basta digitar seu nome e e-mail nos campos abaixo.

Nome: 

E-mail: