Diabetes: O mal do século

 
 
Você já ouviu falar muito do Diabetes Mellitus (DM) e com certeza conhece alguém portador dessa enfermidade. Porém você realmente sabe do que se trata?
O DM não consiste em uma única doença. É composto por um grupo heterogêneo de enfermidades as quais possuem em comum o aumento de glicose (açúcar) no sangue – denominada de hiperglicemia. A hiperglicemia ocorre por um defeito na fabricação ou ação da insulina.
 
O que é Insulina?
 
A insulina constitui o hormônio produzido no pâncreas pelas células beta sendo responsável pela entrada de glicose na célula. Ou seja, sem a insulina o açúcar da alimentação fica na corrente sanguínea e o paciente desenvolve DM. Uma doença crônica, atualmente sem cura, a qual acarreta sérias complicações caso não seja bem tratada.
 
Quais são os tipos de DM?
 
Os tipos mais comuns são: DM tipo 1 e DM tipo 2.
O DM 1 é causado pela destruição da célula beta, geralmente por mecanismos auto imunes. Há presença de anticorpos que destroem o pâncreas endócrino. Portanto, não ocorre produção de insulina. Corresponde de 5 a 10% dos casos.
O DM 2, por sua vez, é decorrente de uma resistência na ação da insulina. Há hiperglicemia associada a aumento da insulina no sangue no início da doença. Com o passar do tempo ocorre falência pancreática e diminuição da produção desse hormônio. As causas do DM 2 são inúmeras; predisposição genética, envelhecimento, grande ingestão calórica, obesidade, acúmulo de gordura abdominal, sedentarismo e baixo peso ao nascer. Corresponde aproximadamente 90 a 95% dos casos.
 
 
Prevalência do DM tipo 2
 
A prevalência mundial do DM 2 em 2003 era de 183 milhões pessoas acometidas. Calcula-se que em 2025 esse número aumente para 324 milhões, um crescimento alarmante de 72%.
 
Por que a prevalência do DM 2 aumenta?
 
Se você leu sobre o assunto até agora e deu uma olhada nas pessoas na rua, já deve saber a resposta. A população mundial está se alimentado de forma cada vez pior. O número de pessoas com sobre peso e obesidade só aumenta. O sedentarismo também desempenha um papel importante no desenvolvimento do DM. Portanto o aumento da prevalência do DM tipo 2 reflete os maus hábitos dos indivíduos em todo planeta.
 
Por que o DM é tão nocivo?
 
A hiperglicemia crônica acarreta o desenvolvimento de complicações nos pequenos vasos sanguíneos da retina (no olho), no rim, e nervos periféricos. Essas alterações são características de todas as formas de DM.
Como conseqüência dessas complicações microvasculares, o DM constitui a principal causa de cegueira, insuficiência renal terminal e neuropatia debilitante.
O DM também é responsável pelas doenças macrovascular aterosclerótica – formação de placa de gordura nos vasos sanguíneos. Ocorre comprometimento das artérias que irrigam o coração, o cérebro e as extremidades inferiores. Assim o paciente diabético possui maior risco de desenvolver Infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e amputação dos membros inferiores.
Você já percebeu o quanto é importante diagnosticar e tratar o DM, pois as conseqüências dessa doença tão prevalente são devastadoras.
 
Será que eu tenho Diabetes?
 
Em média, quando é feito o diagnóstico de DM o paciente já é portador da doença por 6 anos. Trata-se de uma enfermidade insidiosa que muitas vezes não causa sintomas.
Os principais sintomas são:
  • Muita sede (polidipsia)
  • Urinar mais que o habitual (poliúria)
  • Perda de peso inexplicável
  • Fome excessiva mais que o habitual (polifagia)

 

 
Quem deve ficar atento?
 
Todos os pacientes com idade acima de 45 anos devem se submetido à dosagem de uma glicemia de jejum.
Caso apresente um dos fatores abaixo também é conveniente que procure um médico:
  • Obesidade (IMC >25kg/m2)
  • Parente em primeiro grau com DM
  • Hipertensão arterial (PA > 140x90mmHg)
  • Alteração do colesterol
  • DM gestacional prévio ou recém nascido com peso > que 4 kg
 
É possível prevenir o DM?
 
É possível sim prevenir o DM tipo 2. Basta seguir uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Procure o seu médico para uma orientação específica.

 


Bookmark and Share


ARTIGOS

Restrição de Tempo e Ingestão Calórica

 Tudo que você acreditava ser certo pode mudar. Este grupo de pesquisadores do Salk Institute for Biological Studies na Califórnia p

ver todas DICAS

Fertilidade e Consumo de Soja

 Mulheres que estão tentando engravidar e tem preocupação com o contato com o bisfenol A (BPA), a ingestão de soja

CADASTRE-SE

Cadastre-se no site para receber em seu e-mail algumas dicas, artigos e informações interessantes para mater uma vida mais saudável e equilibrada.
Basta digitar seu nome e e-mail nos campos abaixo.

Nome: 

E-mail: